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Campeonato Nacional de Empresas

O sucesso define-se em campo

192 equipas • 6 regiões • 1 finalíssima • 1 empresa vencedora

Regulamento


Editado em 13 de Abril de 2024 às 14:55

Capítulo I – Disposições Gerais

Artigo 1. Definição da prova e regulamentos aplicáveis

  1. O MEO Corporate Padel League é uma prova composta por equipas, aberta a todas as empresas, organizações, associações ou organismos que exerçam a sua atividade em Portugal.
  2. O campeonato será disputado entre equipas masculinas e equipas femininas, com o mínimo de 6 e o máximo de 10 atletas.
  3. O campeonato será disputado regionalmente, nomeadamente na Região Norte (Porto), Região Centro (Batalha), Região Lisboa, Região Sul (Algarve) e Ilhas (Prova Madeira e Prova Açores.
  4. A disputa dos encontros será regida pelas Regras do Jogo de Padel aprovadas pela Federação Portuguesa de Padel.

Artigo 2. Funções do Juíz Árbitro

  1. O Juiz Árbitro da prova tem como função a coordenação e desenvolvimento da mesma, aplicando critérios disciplinares caso seja necessário, assim como qualquer intervenção para a boa prática da modalidade e desenrolar da prova.
  2. O Juiz Árbitro estará sempre presente no decorrer das eliminatórias.

Artigo 3. Contactos

Director da Prova: Pedro Sousa – 919 576 666 – pedro.sousa@pprevents.pt
Juíz Árbitro: – Inês Flórido Carvalho – 910 772 673 – inesflorido@gmail.com

Capítulo II – Equipas e Jogadores

Artigo 4. Clubes, equipas, locais e publicidade

  1. Só podem participar na prova equipas de empresas, organizações, associações ou organismos que exerçam a sua atividade em Portugal.
  2. Cada empresa poderá inscrever várias equipas na prova, e em diferentes regiões.
  3. Elementos de uma equipa não podem jogar por outras equipas, mesmo que sejam da mesma empresa.
  4. É permitido exibir publicidade tanto no vestuário dos atletas como no nome da equipa, embora essa publicidade não possa referir ideias políticas ou religiosas, nem infringir a lei, a moral, os bons costumes ou a ordem pública.

Artigo 5. Requisitos para a inscrição de jogadores

  1. Só podem ser inscritos como jogadores em cada equipa, aqueles que tenham licença válida da Federação Portuguesa de Padel de praticante social ou praticante jogador, do ano em que será realizada a prova.
  2. Cada equipa de uma empresa será independente, pelo que os elementos de uma equipa não poderão ser trocados com elementos de outra equipa na prova, mesmo sendo da mesma empresa.
  3. Cada equipa tem de ter no mínimo um funcionário da empresa representada (a organização reserva-se ao direito de alterar esta regra).
  4. Cada Equipa terá de eleger um Capitão de Equipa, que representará a sua equipa.
  5. Uma vez inscrita a empresa, até uma semana antes da prova, é da responsabilidade do Capitão adicionar os seus jogadores à prova, no site ou APP do Corporate Padel League (TiePadel do Corporate Padel League), sob penalização de não participação e a não devolução do valor da inscrição. (a organização reserva-se ao direito de adicionar ou remover jogadores a uma equipa fora dos prazos previstos)
  6. A idade mínima permitida é de 18 anos (completados até 31 Dezembro 2024).
  7. Não podem ser inscritos jogadores com ranking nível 1; se no decorrer da prova o ranking de um jogador for alterado para nível 1 o mesmo não poderá participar.
  8. As equipas deverão inscrever-se em Masculinos e/ou Femininos. (Atletas com ranking nacional da FPP, nível 2 ou top 10 nacional de veteranos da classificação geral, não podem jogar juntos nos pares).

Artigo 6. Requisitos, prazos, e inscrição de equipas

  1. A inscrição é formalizada através do formulário no site do Corporate Padel League (meocorporatepadelleague.negocios.pt).
  2. O valor da inscrição é de 500€ + IVA, por equipa.
  3. As inscrições das equipas decorrem a partir do dia 24 de Janeiro de 2024 até ás 17h do dia de encerramento das mesmas, 7 dias antes da realização da respetiva etapa.
  4. Haverá limite de equipas admitidas em cada prova, sendo que este limite varia de região para região, consoante o número de campos e dias de prova disponíveis para a realização da mesma. Quando o número de equipas for superior ao limite estabelecido de cada região, os critérios aplicados para determinar a candidatura admitida na prova são sequencialmente os seguintes:
    1. Data e hora de inscrição.
    2. Data e hora do pagamento.
  5. Os limites estimados por região são os seguintes:
Região Equipas Masculinas Equipas Femininas
Lisboa 32 24
Porto 32 24
Centro 24 16
Algarve 16 8
Açores 16 8
Madeira 16 8
  1. O número de vagas máximo por região não deverá ser alterado, no entanto, as vagas de uma categoria que não foram preenchidas na totalidade podem ser atribuídas à outra categoria, sem nunca penalizar o bom funcionamento da prova.
  2. No caso de um elevado número de equipas inscritas, a prova pode ter o seu início na quinta-feira às 18h, em qualquer uma das regiões.

Artigo 7. Capitães de equipa

  1. Cada equipa deve ter um capitão e um endereço de e-mail para notificações da Organização, do Juiz Árbitro e/ou, eventualmente, dos capitães das outras equipas do seu grupo da prova.
  2. As obrigações do capitão de equipa são as seguintes:
    1. Representar a equipa perante a organização e as outras equipas;
    2. Comunicar aos elementos da equipa os horários, regras, etc.;
    3. Controlar a pontualidade e desportivismo dos seus jogadores;
    4. Cumprir e fazer cumprir o regulamento junto dos seus jogadores;
    5. Confirmar a receção e leitura dos e-mails que sejam enviados pela organização, e/ou, dos capitães das outras equipas;
    6. Definir o alinhamento dos pares, definindo o par n.º1, n.º 2 e n.º 3.

Artigo 8. Constituição das equipas

  1. As equipas serão formadas por: mínimo de 6 atletas e máximo de 10 atletas.
  2. As equipas não podem ser mistas.
  3. Todas as equipas serão publicadas no site e APP oficial da prova, assim como os seus resultados.

Capítulo III – Desenvolvimento da prova

Artigo 9. Formato da prova

  1. A prova divide-se em regiões (6): Porto, Centro, Lisboa, Algarve, Madeira e Açores.
  2. Prova disputar-se-á em 2 fases: Regional (nas 6 regiões) e Finalíssima (apurados de cada região da fase regional).
  3. Na fase regional, o formato da prova será de acordo com o Regulamento Geral da FPP – anexo XVI. O seu formato irá depender do número de equipas inscritas.
    1. O limite de equipas será definido de região para região, de acordo com as inscrições e infraestruturas disponíveis para a realização da prova. Estas podem variar de região para região.
    2. Os horários da prova serão: sexta-feira a partir das 18h, sábado a partir das 9h e domingo a partir das 9h. No caso de um número elevado de equipas a prova poderá ter início na quinta-feira a partir das 18h.
    3. Os horários de cada prova, serão publicados no site e APP oficial do evento, uma semana antes da respetiva prova.
  4. Apuram-se para a fase nacional os dois primeiros classificados de cada região. No caso do n.º de inscrições fôr superior a 24 equipas por região e categoria, passarão á finalíssima as 4 equipas semi-finalistas.

Artigo 10. Datas

A prova será disputada, de sexta a domingo, com exceção das regiões com máxima lotação, que poderão começar quinta-feira, entre os meses de Fevereiro a Abril 2024:

  1. Fase de Grupos Regionais:
    • 23, 24 e 25 de Fevereiro 2024 – Centro (Padel XXL)
    • 1, 2 e 3Março 2024 – Açores (Azores Padel Club)
    • 8, 9 e 10 de Março 2024 – Lisboa (Oeiras Padel Academy)
    • 15, 16 e 17 de Março 2024 – Porto (Douro Padel)
    • 22, 23 e 24 de Março 2024 – Madeira (Quinta do Padel)
    • 5, 6 e 7 de Abril 2024 – Algarve (Vilamoura Ténis & padel)
  2. Finalíssima (12, 13 e 14 de Abril 2024) – a definir

Artigo 11. Sistema de competição

  1. O sistema de competição será por grupos seguido de um quadro de eliminação direta entre as equipas melhor classificadas (quadro A), e também quadro de eliminação direta (quadro B) para as restantes equipas, tanto na fase regional como na fase nacional (Finalíssima).
  2. A elaboração dos grupos e posteriormente dos quadros de eliminação direta será através de sorteio.
  3. Cada jornada é composta por 3 (três) encontros.
  4. Os jogos, quer na fase de grupos, quer na fase de eliminação directa, serão realizados mediante o número de inscrições em casa fase, cabendo á organização a decisão optar por uma das 3 opções: a) melhor de 3 (três) sets com Ponto de Ouro e Super Tie Break no terceiro set; b) melhor de 3 (três) short sets (até aos 4) com Ponto de Ouro e Super Tie Break no terceiro set; c) pro set com Ponto de Ouro (set até aos 9 com super tie break aos 8/8).
  5. Os pontos atribuídos em cada jornada serão:
    • 3 pontos por vitória
    • 1 ponto por derrota
    • 0 pontos por derrota por falta de comparência
  6. Por cada região serão apuradas 2 equipas para a finalíssima. No caso do n.º de inscrições fôr superior a 24 equipas por região e categoria, passarão á finalíssima as 4 equipas semi-finalistas.
  7. No caso de empate, caso exista sistema de grupos, são aplicáveis, sempre por esta ordem, os seguintes critérios:
    1. Confronto direto entre equipas;
    2. Maior número de encontros ganhos;
    3. Melhor resultado obtido pela diferença entre o número encontros ganhos e perdidos, nas eliminatórias entre si;
    4. Melhor resultado obtido pela diferença entre o número de sets ganhos e perdidos, nas eliminatórias entre si;
    5. Melhor resultado obtido pela diferença entre o número de jogos ganhos e perdidos, nas eliminatórias entre si;
    6. Moeda ao ar;
  8. Para efeito dos pontos anteriores o Super Tie Break conta como 1 (um) set e 1(um) jogo ganho.
  9. Quando uma das equipas for penalizada por falta de comparência, por desistência ou apresentação de número insuficiente de atletas, será excluída do grupo de desempate e colocado no último lugar entre as equipas empatadas. Os resultados dos encontros em que esteja envolvida não serão tidos em conta para quebrar o empate entre as restantes equipas no grupo empatado. O desempate será decidido unicamente com base nos resultados produzidos nas eliminatórias entre as equipas empatadas.

Artigo 12. Falta de comparência, apresentação insuficiente de atletas e cancelamento

  1. Entende-se por Falta de Comparência quando uma equipa não compareça no dia e hora da sua prova, com uma tolerância máxima de 10 minutos (a organização reserva-se no direito de alterar esta tolerância), ou sem os requisitos mínimos necessários para a disputa dos encontros.
  2. Não é considerada falta de comparência quando se apresentarem pelo menos 4 atletas para o confronto.
  3. A falta de comparência de uma equipa num encontro será punida da seguinte forma:
    • Nas fases regionais e finalíssima: Derrota na eliminatória dos grupos por 3/0 com pontuação de 6/0 6/0 em cada um dos encontros
  4. Uma segunda falta de comparência na mesma fase da prova, será punida com a eliminação da equipa.
  5. A desistência injustificada de uma equipa durante uma eliminatória, uma vez iniciada, ou a recusa em iniciar a mesma, será sancionada com Falta de Comparência.
  6. Quando, durante a mesma eliminatória, os casos apresentados neste artigo são cometidos por ambas as equipas serão impostas as devidas sanções às duas equipas, e nenhuma delas será declarada vencedora da eliminatória. Para efeitos de classificação serão atribuídas derrotas por 3/0, com 6/0 6/0 em todos os encontros a ambas as equipas.
  7. Quando uma equipa não apresenta o número suficiente de atletas para a realização de todos os encontros, desde que cumpra com o mínimo de 4 atletas, a eliminatória pode prosseguir. Nesse caso, nos encontros em que não haja jogadores suficientes, será declarada falta de comparência e é atribuída derrota por 6/0 6/0 à equipa que não tenha elementos suficientes.

Capítulo IV. Desenvolvimento da eliminatória

Artigo 13. Antes da eliminatória

  1. Cada capitão escolhe os pares que representarão a sua equipa.
  2. O capitão terá de submeter a formação da sua equipa para a jornada no site ou APP do Corporate Padel League, até 30 minutos antes do horário definido para a mesma (caso não o tenha feito a organização reserva-se ao direito de ajudar o capitão a submeter a equipa fora deste prazo).
  3. Os atletas são obrigados a comparecer na eliminatória com um documento identificativo (Cartão de Cidadão, Carta de condução, passaporte, etc.) e devem apresentar esse documento, caso o capitão da equipa adversária o solicite, antes do início da eliminatória

Artigo 14. Alinhamento dos atletas

  1. Para um atleta ser alinhado numa eliminatória, deve reunir os seguintes requisitos:
    1. Ter uma licença da Federação Portuguesa de Padel, válida de praticante social ou jogador, no ano em que decorre a prova (2024).
    2. Estar inscrito na prova dentro dos prazos previstos (a organização reserva-se ao direito de adicionar ou remover jogadores a uma equipa fora dos prazos previstos).
    3. Reunir os requisitos de idade, nível de jogo, e todos os outros previamente estabelecidos neste regulamento.
  2. Cada jogador poderá participar apenas num encontro por eliminatória, não podendo ser repetido nos restantes encontros.
  3. Quando, durante a mesma eliminatória, os casos apresentados neste artigo são cometidos por ambas as equipas serão impostas as devidas sanções às duas equipas, e nenhuma delas será declarada vencedora da eliminatória. Para efeitos de classificação serão atribuídas derrotas por 3/0, com 6/0 6/0 em todos os encontros a ambas as equipas.
  4. Atletas com ranking nacional da FPP nível 2 e top 10 nacional de veteranos, não podem jogar juntos nos pares.

Artigo 15. Desenvolvimento das eliminatórias

  1. As eliminatórias serão realizadas competindo entre si os pares número 1, número 2, e número 3 de cada equipa.
  2. A ordem dos pares (1, 2 ou 3) é definido pelo capitão da equipa, uma vez que não é tido em conta nenhuma classificação
  3. A ordem de enttrada dos encontros, quando não possam ser jogados todos ao mesmo tempo, será a seguinte:
    1. Par n.º 1 (R1 no TIE PADEL)
    2. Par n.º 2 (R2 no TIE PADEL)
    3. Par n.º 3 (R3 no TIE PADEL)
  4. O formato dos encontros será decisão exclusiva do juiz árbitro da prova.

Artigo 16. Órgãos disciplinares

  1. Todas as questões disciplinares e competitivas que surjam durante os encontros devem ser comunicadas ao Juiz Árbitro da Prova e ao Diretor de Prova.
  2. No que diz respeito a questões disciplinares são aplicáveis os Regulamentos Disciplinares da FPP.

Capítulo V. Finalíssima

Artigo 17. Inscrição de jogadores

  1. Após a fase regional será permitido às equipas apuradas a inclusão ou a alteração de jogadores da equipa. Essa alteração apenas pode interferir com 3 atletas.
    1. Assim, equipas com menos de 10 atletas na fase regional poderão incluir novos atletas até este limite máximo para participarem na finalíssima.
    2. Equipas com 10 atletas na fase regional, poderão substituir até 3 desses atletas para a finalíssima.
      Ex..: Uma equipa com 9 atletas inscritos pode incluir 1 atleta e alterar 2 dos anteriormente inscritos.
      Ex..: Uma equipa com 7 atletas apenas pode adicionar 3 atletas à equipa.
  2. Os atletas adicionados, não podem em momento algum, ter participado nas eliminatórias regionais por outras equipas,  e devem simultaneamente cumprir os requisitos definidos no Artigo 5 (requisitos para a inscrição de jogadores do regulamento geral).
  3. A inclusão ou alteração de atletas (na plataforma TiePadel ) será feita exclusivamente pela organização mediante o contacto por e-mail dos capitães com indicação das alterações a realizar à equipa. Este deverá ser efetuado a partir da comunicação deste regulamento, até às 18h do dia 9 de Abril de 2024.

Artigo 18. Participação na finalíssima

  1. Após todas as fases regionais, as equipas apuradas deverão manifestar a sua intenção em participar na finalíssima e confirmar positivamente a sua presença.
  2. No caso de uma equipa apurada negar a sua participação na fase final, esta será substituída por outra equipa da mesma região.
  3. A seleção dessa equipa deverá cumprir os seguintes critérios:
    1. Se na fase regional apenas existir um grupo de 4 equipas, será escolhida a equipa imediatamente classificada após a equipa desistente
    2. Sorteio entre as equipas interessadas na(s) ronda(s) imediatamente anterior(es) às equipas apuradas
    3. Caso seja necessário sorteio, conforme mencionado no ponto anterior, este será efectuado com a presença de um membro de cada equipa envolvida.
  4. Se essa vaga não ficar preenchida, a organização reserva-se ao direito de convidar uma outra equipa para o seu preenchimento.

Artigo 19. Sistema de competição

  1. O formato da prova na finalíssima será através de uma eliminatória por grupos compostos por 3 ou 4 equipas cada.
  2. De seguida, os primeiros classificados de cada grupo irão jogar do 1º ao 4º lugar; os 2º classificados irão jogar do 5º ao 8º, os 3º irão jogar do 9º ao 12º e os 4º irão jogar do 13º ao 16º.
  3. Os jogos na finalíssima serão realizados mediante uma das 3 opções, cabendo á organização a decisão optar por uma delas: a) melhor de 3 (três) sets com Ponto de Ouro e Super Tie Break no terceiro set; b) melhor de 3 (três) short sets (até aos 4) com Ponto de Ouro e Super Tie Break no terceiro set; c) pro set com ponto de ouro (set até aos 9 com super tie break aos 8/8).
  4. O sorteio será aleatório, contudo equipas apuradas na mesma fase regional não deverão encontrar-se na fase inicial de eliminatória por grupos.
  5. Na fase de quadro de eliminação directa, não é obrigatória a realização do 3º jogo, caso já esteja definido um vencedor por 2-0. Por razões de calendário, o Juiz Árbitro e Director da prova podem decidir que não se realiza o 3º jogo de um encontro quando o mesmo está 2-0 para qualquer uma das equipas.
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